TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma linha psicoterapêutica que prioriza a compreensão dos aspectos cognitivos da mente humana, buscando compreender padrões de pensar, sentir e agir. A TCC foi desenvolvida pelo psicólogo norte americano Aaron Beck, entre 1960 e 1970. Grande estudioso de Sigmund Freud, Aaron acabou por criar a sua própria linha psicoterapêutica com foco na cognição dos pacientes.
Com método eficaz e estruturado, a Terapia Cognitivo Comportamental foi validada cientificamente em mais de 2000 pesquisas publicadas, e, por este motivo, tem sido considerada o padrão ouro da psicoterapia.
A Terapia Cognitivo Comportamental parte do princípio de que tudo inicia-se pelo pensamento. Um pensamento estruturado, adaptativo e positivo gera sentimentos adaptativos e positivos e, consequentemente, comportamentos adaptativos e positivos.
Considera que as doenças mentais são causadas pelo pensamento disfuncional. Dito de outra forma, pensamento disfuncional é comum a todos os transtornos psicológicos. Assim, investigar o pensamento disfuncional e as consequências e influências que ele causa nos sentimentos e comportamentos do paciente é a tarefa do psicoterapeuta.
A principal intenção da TCC é ajudar as pessoas a superarem seus problemas ensinando-as que o que elas pensam influencia o que elas sentem e fazem. Para a TCC tudo parte do pensamento. Podemos partir do pensamento para modificar sentimentos e comportamentos disfuncionais ou desadaptativos.

IDENTIFICAR

avaliar

responder
O tratamento consiste em identificar crenças mal-adaptativas, estratégias comportamentais e a manutenção de fatores que caracterizam um transtorno.
O psicólogo experiente visualiza estes padrões e os aponta para seus pacientes, auxiliando-os a modificar padrões disfuncionais de pensar, sentir e agir. A partir da percepção destes padrões, podemos pensar em estratégias para atuar nas diferentes dimensões da vida da pessoa: pensamento, sentimentos e comportamentos.
A TCC costuma ser um trabalho de curta duração e voltada para o presente. Utiliza-se de métodos cientificamente comprovados para atuar com os diferentes tipos de transtornos psicológicos e pode ser utilizada também para diferentes demandas da vida do paciente.
Referência Bibliográfica
BECK, Judith S. Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática. tradução: Sandra Mallmann da Rosa; revisão técnica: Paulo Knapp, Elisabeth Meyer. – 2ª. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
RASHID, T; SELIGMAN, M. Psicoterapia positiva: manual do terapeuta. tradução: Sandra Mallmann da Rosa; revisão técnica: Marco Montarroyos Callegaro – Porto Alegre: Artmed, 2019.
Sobre a psidanihaertel
Sou psicóloga clínica desde 2006 e pesquisadora em propósito de vida.
São paulo
459 Avenida Paulista
12335
(111) 323-4355
atuações
PSICOTERAPÊUTICO
contato
contato@hotmail.com
psi@hotmail.com
+1 800 321 443